sexta-feira, 18 de julho de 2008

A REVOLUÇÃO DA COLHER

Você já ouviu falar disso antes? A revolução da colher é uma proposta ousada, de mudanças de paradigmas, conceitos, de perspectivas novas, pessoais e planetárias que visa a mudança de hábitos alimentares. Esse movimento acredita que a simples decisão de tirar a carne do prato, pode ser mais revolucionária do que marchar pela paz ou se engajar em qualquer movimento político e social.

Nessa linha de pensamentos a Revolução da Colher estabeleceu 11 argumentos, dos quais citarei 4 que são extremamente importantes:

  1. A Revolução da Colher é diária, persistente e traz resultados imediatos;

  2. Dispensa o derramento de sangue;

  3. È a resposta mais efetiva que você pode dar aos responvavéis pela degradação do meio ambiente, pois, a principal causa do desmatamento é o avanço de pastos e das áreas de plantio de soja, mais de 80% produzida no mundo é destinada a produção de ração de gado , e 30 hectares de selva tropical são destruidas pela predatória indústria de carne;

  4. Em contra partida, cada vegetariano ajuda a salvar 0,4 hectares da floresta por ano, sendo que, o vegetarianismo é a melhor alternativa contra a fome no mundo, se levarmos em conta que toneladas de proteínas que poderiam ser consumidas pelo homem, são desperdiçadas a cada dia para alimentar animais de produção.

O consumo de carne implica o cultivo de áreas imensas, hectares e mais hectares são desperdiçados, porque a necessidade calórica e protéica dos animais são maiores do que a nossa.

Sendo que, a indústria de carne polui mais do que qualquer outra, a cada segundo, despeja 125 toneladas de resíduos, consequentemente poluindo rios e atmosfera. Entre esses agentes tóxicos produzidos, destacam-se os gases, amoníaco, metano e dióxido de carbono, que contribuem para a deterioração da camda de ozônio.

Lembre-se que esse consumo de carne tem implicações econômicas, políticas e sociais, determinantes na atual situação mundial.

Com essa Revolução, vem surgindo o veganismo, um conceito novo no Brasil (já conhecido em outros paises), com adeptos fiéis.

Não se trata de uma dieta e sim um estilo de vida que se abstém da origem animal e de suas explorações. È uma forma saudável de se alimentar, tornando um mediador para convivermos mehor com o meio ambiente e os animais.

Ser vegan é pregar a igualdade entre as espécies e o direito de vida, contribuindo para amenizar o sofrimento da matança desumana dos animais.

Temos consciência que, não é justo por um prazer, milhares de animais morrerem para satisfazerem um deleite degustativo, porém, há quem não se importe com a ação cruel que "produto" leva até chegar a sua mesa.

Muitos esquecem as causas e as consequências ao comerem um bife, não paramos para pensar qual foi o processo que o levou até a nós; quando comemos um Big Mac não nos importamos com as desvastas do meio ambiente e os danos a nossa saúde; nem sabemos que 25 bilhões de animais são abatidos anualmente para que possamos pedir um nº1, "Amo Muito Tudo Isso" faz com que fechamos os olhos, ignorando o derramamento de sangue que é feito todos os dias, os males que prejudicam a nossa saúde, porque a carne é extremamente nociva, mesmo com seus nutrientes, diante de tais, torna-se inválida para o seu benefício.

Então, pare e reflita: quando consumimos carne, estamos auto destruindo o nosso planeta e a nós mesmos. Seria melhor se cada ser humano conscientiza-se mudando o sistema, assim,"amanhã" teremos um mundo altamente equilibrado, para podemos viver e ter o que deixar as futuras gerações.

Um comentário:

Unknown disse...

podem fazer essas resseitas que eu garanto